Em 1971 foi fundada a Escola Delta, que era uma Escola de Contabilidade, Grafias e Centro de Explicações. Um ano mais tarde, esta escola deu origem ao estabelecimento de ensino denominado “Salas de Estudo e Externato Oliveira Martins”, aprovado por uma autorização provisória de funcionamento passada pela então Inspeção-geral do Ensino Particular, do Ministério da Educação e Cultura. A autorização definitiva chegou pelo Alvará datado de 18 de Julho de 1974.

Estes foram os tempos iniciais, mas o processo de mutação do Externato Oliveira Martins nunca abrandou desde então, uma vez que tem sido permanente a necessidade de adaptação ao tecido sociocultural regional e nacional.

Das várias transformações destaca-se a mudança das instalações para o espaço atual, em meados da década de 80. Realça-se ainda a alteração do formato de Externato para adultos para o de Centro de Formação de Jovens, a qual se iniciou em 1986 com a criação do primeiro Curso de Aprendizagem nesta escola.

Estas são algumas recordações do Externato, no entanto é de enfatizar o nosso reconhecimento de que a verdadeira História é escrita pelas vidas profissionais e pessoais de cada uma das pessoas que aqui se construíram e moldaram.