Vuvuzelas transformadas em candeeiros, cápsulas de alumínio que agora são luzes coloridas de Natal, pinheirinhos feitos de garrafas de plástico, simpáticos bonecos de neve que antes eram folhas de papel usado, tudo isto e muito mais foi feito pelos alunos do Externato Oliveira Martins (EOM) em Espinho, em pretexto da comemoração da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2010.

Esta actividade iniciou-se com a recolha de sugestões por parte dos alunos para possíveis formas de reutilizar os lixos. Estas ideias foram depois materializadas na transformação dos resíduos em objectos alusivos ao Natal, os quais podem ser observados nas instalaçãos do EOM.

A elaboração de outras actividades paralelas, como Workshops alusivos à Prevenção de Resíduos permitiram integrar esta exposição numa iniciativa mais ampla de sensibilização dos alunos e da comunidade envolvente para a problemática da reutilização de resíduos.

Os dados da Eurostat (STAT/09/31) que mostram que cada português produz anualmente cerca de meia tonelada de lixos domésticos motivaram o lema do EOM “Vamos prevenir, reutilizando…”.